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Telas – vantagens e desvantagens do uso na infância

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    SAUDE&LIVROS Fomm
  • 18 de abr.
  • 5 min de leitura
Pawel Kuczynsk, Ilhas.
Pawel Kuczynsk, Ilhas.

por Prof Dr Mauro Fisberg

Pediatra e Nutrólogo- CRM 28119 RQE 3935 E 37146

Coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares CENDA, do Instituto Pensi-Sabará Hospital Infantil.

Professor Senior Doutor do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de Sao Paulo.

Presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SPSP


O uso de telas por crianças é um tema cada vez mais importante na sociedade atual, especialmente porque celulares, tablets e televisões estão sempre presentes em nosso dia a dia. É essencial que pais e educadores entendam tanto as vantagens quanto as desvantagens desse uso, buscando um equilíbrio saudável para o desenvolvimento das crianças.


Recomendações por Idade

As diretrizes sobre o tempo de tela e o tipo de conteúdo apropriado variam conforme a idade da criança e são estabelecidas por organizações respeitáveis, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria (AAP):

· Crianças menores de 2 anos: Recomenda-se que não haja exposição a telas, exceto para videochamadas, que ajudam na interação social.

· Crianças de 2 a 5 anos: Limitar o tempo de tela a uma hora por dia, preferencialmente com conteúdo educativo e sob supervisão.

· Crianças de 6 anos em diante: Estabelecer limites consistentes que não interfiram no sono, atividades físicas e interações sociais.


Vantagens do Uso de Telas

O uso de telas pode oferecer benefícios significativos, especialmente em idade pré-escolar. Aplicativos educativos, vídeos interativos e jogos estimulantes podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades cognitivas, motoras e de linguagem. As telas também podem ser ferramentas valiosas para a educação, permitindo que as crianças aprendam de maneira divertida e interativa.


Desvantagens e Malefícios

Por outro lado, o uso contínuo de dispositivos eletrônicos pode trazer riscos sérios. A exposição excessiva a telas, especialmente antes de dormir, pode prejudicar a qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares e tablets interfere na produção de melatonina, dificultando o adormecimento e levando à fadiga e falta de concentração durante o dia.

O consumo excessivo de conteúdos inadequados também pode impactar negativamente o desenvolvimento emocional e social das crianças. Cenas ou mensagens perigosas em desenhos animados e jogos podem influenciar o comportamento e as emoções, trazendo consequências a longo prazo. O próprio ritmo, a velocidade de imagens e sons podem ser prejudiciais a saúde infantil.

Além disso, o sedentarismo associado ao uso prolongado de telas pode contribuir para problemas de saúde, como obesidade e doenças relacionadas ao estilo de vida, além de prejudicar o desenvolvimento físico das crianças.


Impactos no Sono, Desenvolvimento Cognitivo e Emocional

Os efeitos do uso excessivo de telas vão além da saúde física. O sono de qualidade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo; a falta de descanso adequado pode prejudicar a atenção, a memória e a capacidade de aprendizado. Crianças que não dormem o suficiente podem ter dificuldade em se concentrar e processar informações, o que pode afetar seu desempenho escolar e social.

Além disso, a exposição a conteúdos inadequados pode afetar o desenvolvimento emocional. Crianças que consomem muitos conteúdos violentos ou perturbadores podem se tornar mais ansiosas ou ter dificuldade em lidar com emoções.


Conclusão

Em resumo, o uso de telas deve ser abordado com cautela e responsabilidade. Enquanto as telas oferecem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, é essencial que os pais e educadores estabeleçam limites e monitorem o conteúdo consumido pelas crianças13. Promover um equilíbrio saudável entre o uso de tecnologia, brincadeiras físicas e interação social é crucial para garantir que as crianças se beneficiem da tecnologia, sem comprometer sua saúde e bem-estar. Dessa forma, é possível aproveitar as vantagens que as telas podem oferecer, enquanto se preserva o desenvolvimento saudável e integral das crianças.


Algumas referencias para estudo e aprofundamento no tema:


Artigos Científicos

1. Jesus, T. S., & Nascimento, E. M. (2020). "Uso de telas por crianças com idade entre 0 a 5 anos: uma revisão integrativa."

a. Este artigo faz uma revisão sobre o uso de telas por crianças pequenas e suas implicações para a saúde e desenvolvimento. b. Link para o artigo

2. Pereira, A. D. M., & Silva, J. B. (2021). "Impacto do uso de telas no desenvolvimento infantil: uma análise da literatura."

a. O estudo analisa a literatura sobre os impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil, focando em aspectos cognitivos e emocionais. b. Link para o artigo

3. Cunha, A. R., & Costa, M. J. (2022). "A influência do tempo de tela no sono e na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática."

a. Este artigo revisa a literatura sobre a relação entre o tempo de tela, sono e saúde mental, destacando a importância de limites no uso. b. Link para o artigo

4. Melo, L. H. S., et al. (2021). "O uso de mídias digitais na infância: implicações para a saúde e o desenvolvimento."

a. O artigo discute as implicações do uso de mídias digitais na infância, abordando tanto os benefícios quanto os riscos associados. b. Link para o artigo

5. American Academy of Pediatrics. (2016). "Media and Young Minds."

a. Este artigo fornece diretrizes sobre o uso de mídias por crianças pequenas e discute os impactos potenciais no desenvolvimento. b. Link para o artigo

6. Hinkley, T., Carson, V., et al. (2018). "The relationships between screen time and sleep outcomes in preschool children: a systematic review."

a. Este estudo revisa a literatura sobre a relação entre o tempo de tela e os resultados do sono em crianças em idade pré-escolar. b. PubMed Reference

7. Domingues-Montanari, S. (2017). "The impact of screen media on children: a 21st century perspective."

a. O artigo faz uma análise crítica dos efeitos da mídia digital sobre o desenvolvimento infantil. b. PubMed Reference

8. Stiglic, N., & Viner, R. M. (2019). "Effects of screentime on the health and well-being of children and adolescents: a systematic review."

a. Este estudo sistemático investiga como o tempo de tela afeta a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes. b. PubMed Reference

9. Twenge, J. M., & Campbell, W. K. (2018). "Associations between screen time and mental health in adolescents: a longitudinal analysis."

a. Este artigo aborda a relação entre o tempo de tela e a saúde mental em adolescentes. i. PubMed Reference

Recursos Online

· Revista Brasileira de Terapias Cognitivas: Publica artigos que abordam o impacto das mídias na saúde mental e no desenvolvimento infantil. o Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

· Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): Oferece diretrizes e materiais sobre o uso de telas na infância. o Sociedade Brasileira de Pediatria

· American Academy of Pediatrics (AAP): O site da AAP contém diversas diretrizes e artigos sobre o uso de mídias em crianças. o American Academy of Pediatrics

· Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): O site da SBP também oferece materiais e recomendações sobre o uso de telas por crianças. o Sociedade Brasileira de Pediatria

· Guia do Governo Federal: "Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais." Este guia foi lançado pelo Governo Federal e apresenta recomendações e boas práticas para um uso mais responsável dos dispositivos digitais, destacando seus impactos na saúde mental e na segurança online de crianças e adolescentes https://criancaeconsumo.org.br/biblioteca/criancas-adolescentes-e-telas-guia/

· Por um uso consciente das telas por crianças e adolescentes: Este documento oferece orientações sobre o uso equilibrado das telas na infância e adolescência, com a colaboração do Instituto Alana e diversos especialistas https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/guia/spdigi_resumoexecutivo_guiadetela_versaoweb.pdf?trk=public_post_comment-text

 

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