top of page

Injustiçada

  • Foto do escritor: SAUDE&LIVROS Fomm
    SAUDE&LIVROS Fomm
  • 21 de ago.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 23 de ago.

por Isabel Fomm de Vasconcellos Caetano


Minha mãe, Wanda, fotografada por meu pai, Alfredo Fomm, em 1934, maio, 13.
Minha mãe, Wanda, fotografada por meu pai, Alfredo Fomm, em 1934, maio, 13.

Pois é, meu amor, hoje acordei desanimada. Dia de pagar aluguel. Dia de entrar fundo e feio no bendito cheque especial! Acordei me sentindo injustiçada pela vida.


Afinal, eu trabalho de 10 a 12 horas por dia, já publiquei 23 livros, tenho bons (ótimos) clientes no nosso Portal (www.saudeelivros.com.br), que atualizo todos os dias, de segunda a sexta, além da divulgação diária dele nas redes sociais. Mas dinheiro que é bom... neca! Muito pouco.


Mas aí, a minha mãe, Wanda, que mora dentro de mim, esbravejou:


-- Como assim? -- exclamou ela em minha mente -- Você mora, há 40 anos, na Avenida Paulista, nesse prédio maravilhoso, com 5 mil metros de jardins, tem amigos sensacionais, todas as plantas que sempre sonhou ter (quando você estava vivo, meu amor, tinham que ser menos plantas, né?), ainda tem muito prestígio, dois programas na TV por Internet, livros, seguidores nas redes sociais... Como assim, injustiçada? Você tem 74 anos e muita saúde, disposição, faz montes de ginástica, se alimenta bem... O que dizer, então, da suposta justiça do mundo para com, por exemplo, as milhões de pessoas que passam fome sobre a terra, nesse exato instante? As vítimas das guerras, na África, na Ucrânia, em Gaza... Injustiçada, você, Bel? Ora, não me faça rir... Só porque, nesse momento, está devendo algum pro seu banco? Você está cansada de saber que isso passa, logo você arruma alguém que vai te pagar pra escrever um livro, logo consegue novos Titulares para o seu Portal... E, por falar em Portal, quem é que, no Brasil, tem um Portal que está no ar há 25 anos ininterruptos? Pára com isso, Bel. Olhe pros seus maravilhosos passarinhos que já vieram te dar bom-dia, o Philip na sua cabeça, bagunçando todo o seu cabelo, a Elizabeth passeando por sua cama! Levanta aí e vai começar o seu dia, sua ingrata! O mundo te presenteia com tantas maravilhas e você ainda reclama!


Assim, diante de mais uma sonora bronca da minha mãe, Wanda, (e levei várias, pode crer, pela vida afora) não me restou alternativa senão levantar-me, fazer o meu café, trocar a água e a comidinha dos passarinhos, limpar a casinha deles, enfim... começar a rotina normal de todos os dias.


Para a minha surpresa, quando entrei no banco para pagar meu aluguel, lá estava o inesperado depósito de um cliente que anda bem atrasado com as mensalidades. Pouco. Mas... dinheiro é dinheiro, pouco ou muito!


Portanto, resolvi ligar pro mercadinho e comprar uma garrafa de algum whisky mais barato, mas decente! Há duas semanas estou tomando um que é baratíssimo, mas também uma sonora porcaria, que anda me dando dor de cabeça. Tinha saldo num cartão de crédito, assim, ousei comprar. (Sempre me lembro do Lula dizendo que brasileiro usa cartão pra comprar comida!).


Para ainda mais surpresa, junto com o menino do mercado, chegou a minha maravilhosa amiga Geralda! Alegria!


Então, com Elizabeth V (que é ainda uma criancinha passarinho) alçando seus primeiros voos pela sala, me senti recuperada, agradeci à minha mãe (esteja ela onde estiver) pela bronca matinal e sentei-me diante do computador para iniciar o trabalho de todos os dias.


Afinal, amanhã é outro dia!Um beijo, meu amor, Mauro Caetano, esteja você onde estiver.Um beijo, meus amigos queridos. E, de novo, obrigada, mãe!


Bel, 2025, agosto, 21


Corajoso depoimento, Isabel Fomm de Vasconcellos! Mas satisfaça minha curiosidade e desculpa a minha ousadia; por que nestes quarenta anos de aluguel na Paulista vocês não adquiriram um imóvel? Sou sua fã desde a tv aberta…

-Veio de uma família privilegiada. Teve tudo …., mas nunca quis investir em um teto. - Se não quiser não precisa responder.Abraços!

Ah... porque jamais tive a certeza de que poderia honrar os compromissos mensais do financiamento. TV é assim: meses sem faturamento... hahaha... Além disso, não tenho herdeiros. Investir num imóvel pra deixar pra quem?


Bonito depoimento. Seu passarinho voltou?

Fernanda D'Addezio eu também fiquei com esta dúvida, ele voltou Bel?

 

Fernanda D'Addezio Não, Fernanda! Não Renata Rainho! Infelizmente...

Nossa querida Isabel Fomm de Vasconcellos como asua mãe era lindaaaáaa! Por isto que você e tão bonita. Seus pais eram muito bonitos! E como ela era expressiva; espontânea e verdadeira. . Aqui na foto ela parece muito pensativa!! E que maravilha ; ela ter sido otimista e guerreira. Te deu ótimos conselhos sinceramente acho que pagar o aluguel do apartamento foi uma ótima ideia . Pois acho que para adquirir um imóvel através de financiamento requer uma grande estabilidade de trabalho . Coisa que e complicado de terr trabalhando em TV ou sendo uma ótima escritora .. Assumir um financiamento acho que tiraria muito asua liberdade em tomar atitudes profissionais; como sair do emprego se você não estivesse se sentindo bem no serviço. . Querida amiga estou tentando convencer amigas a escrever um livro com você; mas até agora ; não consegui..as sou insistente !

 

Te curto muito querida Bel

  •  

Linda Isabel sou sua fã aqui de Ribeirão Preto e amo ver sua interação com os passarinhos sou professora aposentada da fmvz/usp e sou veterinaria…maes sao assim nos dao bronca ate depois que partiram rsrs… que bom que conseguimos ouvir nossas maes em outra dimensao…quando for a São Paulo vamos tomar um cafezinho juntas …

Maria De Fátima Martins Oba! Venha sim! Vou adorar. Você viu que tem 3 Fátimas nesses comentários? hahah...

Comentários


bottom of page