top of page

O Dia em que Eu Morri

  • Foto do escritor: SAUDE&LIVROS Fomm
    SAUDE&LIVROS Fomm
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

por Isabel Fomm de Vasconcellos Caetano



1933, Meus Pais, Alfredo e Wanda
1933, Meus Pais, Alfredo e Wanda

Sonhei que tinha morrido. Era o ano de 2051 e eu acabara de completar um século de Boa Vida. Mas, de repente, a Morte, que, desde a partida de meu amor Mauro Caetano, caminhara ao meu lado, nas últimas três décadas, me pegara desprevenida e... pimba! Lá fui eu, morrendo e dormindo...


Então, no meu sonho, quando morri, também pensei, a princípio, que estivesse apenas sonhando; sabe como é, o sonho dentro do sonho.


No entanto, logo percebi que aquele túnel de luz, pelo qual eu deliciosamente deslizava, me levaria a alguma espécie de Paraíso.


De fato, desemboquei num céu maravilhoso, coalhado de grandes estrelas, onde estava um imenso portão dourado. Pensei então em quem me esperaria do outro lado das majestosas grades do tal portão. Meu amor? Talvez minha amada mãe, Wanda? Quem sabe meu querido pai, Alfredo, o Velho Vasco? Meus irmãos, Alvan e Alfredinho? Alguns dos amadíssimos amigos que eu perdera em vida? Ledinha? (Leda Galotti). Pedro Paulo? (Ruth Hatheyer Hoffmann). Meu querido sobrinho, Paulo? (Phelipe Paulinha Barauna). Ou meu amado Tom? (Antonio Carvalho Do Nascimento).


Não, concluí. Com exceção de Tom e Paulo, todos os outros haviam partido da Terra há muitos, muitos anos... Já não estariam mais no Céu, certamente já teriam reencarnado em algum planeta de algum Universo...


O grande portão se abriu e entrei. Não sei se, apesar de toda a minha grande experiência como escritora, conseguiria descrever a incrível paisagem, o estonteante ambiente que me acolheu. Por isso, nem vou tentar, deixo para a imaginação do leitor! Mas... ninguém me esperava! Lá estava eu, maravilhada e sozinha!


Foi então que percebi aquele casal se aproximando. Pareciam ser príncipes, dados os seus trajes elaborados, cheios de medalhas de honra e enfeitados com pérolas e esmeraldas. Ela, de cabelos grisalhos e brilhantes, mechados em preto e branco, encaracolados, com um leve tom de azul. Ele, louríssimo, amarelo-ouro. Os olhos dela, bem negros. Os dele, castanhos. Sorriram para mim e disseram a uma só voz:

-- Benvinda, mamãe! Já estávamos com saudades suas!


Ué... pensei! Mamãe? Eu não tive filhos nessa vida.


Só aí notei as asas, nas costas deles. E corri para abraçá-los. Não. Não eram anjos. Eram os meus passarinhos, periquitos australianos, Philip e Elizabeth!


Imediatamente senti um biquinho martelando a minha cabeça e compreendi que estava amanhecendo, hoje, no Dia das Bruxas, 2025, e que Philip e Elizabeth, como o fazem todos os dias, tinham vindo me acordar, voando da árvore, que tenho dentro do nosso quarto, para a nossa cama e para a minha cabeça...


Bom dia, meus Anjinhos do Céu !-- exclamei -- Mamãe estava sonhando com vocês...


Bel, 2025, outubro, 31 - Dia das Bruxas

Vilma Warner - 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🌹🌹🌹🌹

Wimer Botura - Excelente texto sobre o sonho , como sempre são teus textos

Que maravilhoso conto! Espero que a querida Isabel Fomm de Vasconcellos passe dos 100 anos de existência Ela é maravilhosa! E a leitura de suas obras é hipnotizante. . Poucos escritores tem este poder de entrar na minha mente e no meu coração. Sou sua super- fã!! . Sinto este poder gigante, quando leio Érico Verissimo, Guimarães Rosa, Mario Quintana , Jorge Amado Vinicius de Moraes , Pablo Neruda , Lyga Fagundes Telles , Cecília Meireles e nas poesias de estilo parnasianos. ISABEL tem o dom de ser uma gigante escritora. Escreveu 24 livros maravilhosos e tem o dom de escrever livros de pessoas que desejam contar as proprias histórias Estou tentando convencer algumas amiga e amigos a registrarem suas historias com as palavras escritas por ela. Isabel faz livros junto a pessoas e e também extremamente competente e delicada em fazer isto. KkkkkAh!Eu sou persistente!! Confio em sua capacidade enorme de escritora e tenho certeza absoluta que meus amigos irão adorar ter os seus livros. .. Eu ao fazer isto, coloco tranquilamente a minha mão no fogo, pela gigante pessoa e escritora Isabel Fomm de Vasconcelos

 

Sonia Monteiro Obrigada, querida!


Que coisa mais linda Isabel....me emocionei...


Meu Príncipe Philip. Foto by Serjão.
Meu Príncipe Philip. Foto by Serjão.
Elizabeth V, a Roedora de Plantas
Elizabeth V, a Roedora de Plantas
2019, Paulo e Caetano
2019, Paulo e Caetano
2001, Pedro Paulo e Caetano
2001, Pedro Paulo e Caetano
2009, Tom e Caetano
2009, Tom e Caetano
2003, Caetano e Leda
2003, Caetano e Leda

Comentários


bottom of page