top of page

Baratas Tesudas

Foto do escritor: SAUDE&LIVROS FommSAUDE&LIVROS Fomm

Atualizado: 9 de mar.

por Isabel Fomm de Vasconcellos Caetano



José Antonio da Silva, 1950, Dormindo com as Baratas
José Antonio da Silva, 1950, Dormindo com as Baratas

Querida Heloísa,

 

Ah, minha amiga, como é duro aprender coisas com a experiência! É claro que vc deve estar lembrada da invasão das baratas que houve nessa casa em março do ano passado, bem quando o Caetano estava doente e vc passou uns dias aqui comigo.

 

Era um terror, lembra?

 

Bom, mas aí, em um mês e onze tubos de inseticida, eu finalmente me livrei delas.

 

Colocava o inseticida quase todo dia, em todos os cantinhos do apartamento. Dentro dos armários, nos conduites de rodapé que levam as montanhas de cabos do meu sistema de audio e video, atrás dos quadros, dentro dos espelhinhos dos interruptores... E ainda joguei 25 cestos de vime fora porque descobri que elas a-do-ram colocar ovinhos dentro dos cestos de vime que servem de cachepôs para as plantas.

 

Ganhei a guerra. E mantive as baratas longe durante todo este ano.

 

Descobri que essa espécie que infestou o nosso lar é a barata alemã. O nome científico é Blatella Germânica. Pequena, marrom, não voa, vive em bandos e é especialista em infestações. Deve ser por isso que se chama alemã. Consegui até uma foto dessa espécie pra não ter a menor dúvida de quem é o meu inimigo.

 

É uma das 5 mil variedades existentes no planeta.  Elas existem há 380 milhões de anos, são insetos da ordem Blattaria e podem passar vários dias sem comer ou beber. Sofrem várias metamorfoses durante a vida e por isso quando você vir uma barata branca, saiba que ela acabou de passar por uma metamorfose e logo voltará ser marrom.

 

Ao contrário de muitas pessoas, as baratas têm cérebros mas as principais atividades nervosas delas acontecem pela rede neural que se estende por todo o seu corpo. Isso explica porque uma barata pode viver até uma semana sem cabeça. (O que também não é tão surpreendente assim. Já conheci muita gente que vive a vida inteira sem cabeça).

 

A menor espécie mede apenas alguns milímetros e a maior, 10 centímetros (essa deve ser um horror de verdade...).

 

As fêmeas são maiores que os machos. 

 

Elas parecem espertas porque possuem sensores nas costas. São pequenos pelinhos que detectam o movimento do ar. Por isso a melhor maneira de dar uma chinelada nelas é usar um braço biônico.

 

Elas tem seis pernas, duas asas (mesmo as que não voam) e quatro olhos embora, evidentemente, não usem óculos. Dois olhos são complexos e dois, chamados ocelos, simples.

 

Elas só aparecem de madrugada porque - a exemplo dos guardas noturnos, dos vampiros e dos adolescentes e do Governador José Serra - vivem acesas de noite e dormem de dia.

 

Aprendi tudo isso na tentativa de conhecer completamente o inimigo, para melhor poder derrotá-lo. Se bem que, depois do ataque de inseticida, elas haviam sumido.

 

Eis que agora, de repente, elas ousaram tentar começar a aparecer aos montes. Claro que não era nem 10% do que nós vimos aqui no ano passado. Notei então que todas elas estavam grávidas. Elas carregam o ovo na bunda e, de dentro do ovo, saem cen-te-nas(!!!) de baratículas minúsculas.

 

Então eu conclui que, em março, as baratas ficam com um tesão miserável e saem dando feito loucas pros baratos da vida que, aliás, devem ser muito poucos porque eu só vejo barata grávida.

 

Bom, pra ser sincera, atualmente não estou vendo nada porque, assim que elas começaram a aparecer, eu taquei logo 2 tubos, daqueles ENORMES de inseticida em todos os cantos da casa, fechei todas as janelas e só voltei duas horas depois para fazer o rescaldo, recolher os cadáveres.

 

Agora vc pode vir aqui sem medo, minha flor.

 

Virei expert em genocídio de baratas.

 

Beijos, Bel.

 quinta-feira, 12 de março de 2009 20:08


De: "Heloisa Helena Padilha"

PARA: "Isabel Vasconcellos" <isabel@isabelvasconcellos.com.br>

Assunto: Re: Baratas Tesudas

Data: sexta-feira, 13 de março de 2009 12:00

 

Bel daqui a pouco vc pode mudar o seu programa de entrevistas médicas para BARATALOGIA, pois do jeito que anda vc vai ser uma PHD ! rsrsrsrsrs...

E da-lhe (nome do inseticida), pelo menos patrocinador vc já pode contar!!!!!!!!!!!!!!

beijos estou com saudades

 

Comments


bottom of page